728 x 90

Mais de 80 cavalos sub-nutridos em antiga vacaria de Ermesinde

img

A Brigada de Proteção do Ambiente da PSP e o veterinário municipal de Valongo estiveram na segunda feira numa antiga vacaria em Ermesinde onde agora são “depositados” cavalos, alguns deles em claro estado de sub-nutrição.

Este vistoria aconteceu depois de várias denúncias e alertas nas redes sociais. Tudo indica que o proprietário adquire cavalos em estado de sub-nutrição para os engordar e exportar para França para carne de consumo humano.

Entretanto o JNR sabe que a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV) estão a investigar estes alegados maus-tratos na exploração no lugar de Sampaio, freguesia de Ermesinde e concelho de Valongo, mas a fazer partilha com o concelho da Maia.

As várias entidades foram alertadas por uma denúncia anónima e pelas redes sociais, tendo na segunda-feira e esta terça-feira comparecido na exploração, na freguesia de Sampaio, para avaliar o estado dos animais, segundo afirmou o veterinário Fernando Rodrigues.

Também o PAN – Pessoas-Animais-Natureza denunciou hoje, junto das autoridades competentes, esta alegada situação de maus-tratos e de negligência contra cerca de uma centena de cavalos numa alegada exploração para comércio ilegal destes animais.

Para Inês de Sousa Real, porta-voz do PAN, “este é mais um caso inaceitável. Apesar do PAN já ter conseguido introduzir um quadro sancionatório na lei de proteção aos animais, falta ainda conseguir o alargamento do código penal aos demais animais, como os cavalos, para que os maus tratos ou o abandono não continuem a passar impunes no nosso país.”

No caso em concreto, alerta a Porta-voz do PAN “foram denunciados, para além da violação ao bem-estar dos animais, indícios de abate e comercialização ilegais, o que põe em causa a saúde pública, sendo imperioso que as autoridades intervenham, procedendo à apreensão dos animais, garantindo acompanhamento médico-veterinário e encaminhamento para espaços onde sejam condignamente tratados”.